segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AS PALAVRAS DE JESUS A UMA IGREJA TOLERANTE AO PECADO DA IMORALIDADE SEXUAL.

         No domingo de, 17/02/2013, o seminarista Edson expos, a congregação presbiteriana vida, apocalipse 2. 12-17. Carta de Jesus a igreja em Pérgamo.
         Primeiramente o seminarista fez uma introdução falando sobre o poder que as palavras têm, no sentido de fazer amizades ou destrui-las, de expressar amor ou ódio, e ainda na condenação ou absolvição de um réu no tribunal. Também foi falado sobre a valia das palavras de Deus e seu poder, destacando a importância de se saber que as primeiras palavras na história foram de Deus bem como as últimas o serão.
         Em seguida o seminarista trouxe luz ao texto falando sobre o contexto em que a igreja em Pérgamo vivia: perseguição, morte (o pastor Antipas), tendo os bens confiscados, por não prestar culto ao imperador, e a singularidades da cidade de Pérgamo.
O pregador falou sobre o propósito de Cristo enviar a carta a igreja, consolá-la e exortá-la a supervisão espiritual de seus membros que estavam vivendo um vida imoral, e chamá-los ao arrependimento.
 
O tema da mensagem: As palavras de Jesus a uma igreja tolerante ao pecado da imoralidade sexual.
 
1. PALAVRAS DE ELOGIO (V. 12-13)
         Neste ponto foi exposto como Cristo se apresenta, como aquele que tem a primeira e a última palavra na história, bem como na vida de sua igreja, portanto não precisavam temer a morte aqueles cristãos. Sendo assim, a igreja atual deve confiar em Cristo, pois ele, continua no controle de todas as coisas. Em seguida Cristo elogia aquela igreja, pela sua fidelidade, mesmo em meio a perseguição religiosa. O lugar em que aquela igreja estava vivendo era hostil a fé cristã, mas mesmo assim aquela igreja permanecia fiel. A igreja atual também é composta de pessoas fiéis, e aquelas que não são. Portanto aos infiéis Jesus não tem elogios, mas cesura.
 
2. PALAVRAS DE CENSURA (V. 14-15)
       Agora Jesus expressa censura aquelas pessoas que viviam dentro da igreja de forma imoral sexualmente. Na ocasião o seminarista falou sobre a imoralidade que Balaão ensinou Balaque fazer aos filhos de Israel e sobre os nicolaítas, estes que exaltavam o pecado, especialmente a imoralidade sexual, enquanto a igreja de Éfeso é elogiada por rejeitar esta doutrina os de Pérgamo aceitavam e a liderança fazia nada, era tolerante a estes pecados. O pregador exortou a igreja com respeito aos perigos que a igreja enfrenta nos dias atuais nas redes sociais e a facilidade ao acesso a pornografia nos lares, orientou os pais a conhecerem as contas nas redes de seus filhos e aos irmãos a vigiarem quando estiverem na frente dos computadores quando sozinhos, e as irmãs tomarem cuidado com a tentação de ouvir belas palavras de um amante virtual. 
 
3. PALAVRAS DE CONSELHO E PROMESSAS (V. 16-17)
       Jesus aconselha os pecadores e aqueles que têm se mostrado tolerantes a se arrependerem. O arrependimento tem as seguintes características: volitivo, ou seja, mudança de hábito, emocional, isto é, entristecimento profundo pelos pecados cometidos e por fim intelectual, mudança de modo de pensar, as pessoas precisam pensar biblicamente, precisam estar convencidas pelas suas próprias mentes de que estão erradas e o que estão fazendo é pecado e precisam parar com tais pensamentos imundos. Por fim a promessa para aqueles que se arrependerem é a salvação eterna, e caso não se arrependam o próprio Cristo pelejerá contra os maus feitores.
 
CONCLUSÃO
       Jesus ainda hoje têm palavras de elogios àqueles que se mantem fiéis, mesmo sobre pressão, seja nas redes, escolas ou trabalho. Contudo, repudio aqueles que têm se conformado com este século e se entregado a imoralidade sexual tão liberal e aceitável pela sociedade pós-moderna. Deus espera que os cristãos jovens casem virgens, e se vieram para igreja, não mais virgens, que não tenham relações sexuais antes de se casarem, Jesus espera que os esposos sejam fiéis as suas esposas e vice versa, que não haja traição fisica ou virtual. Que os adolescentes vençam esta fase de suas vidas e se mantenham puros diante do nosso Deus Santo.
 
Deus vos abençoe
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...